Conheça as histórias desafiadoras, mas cheias de superação de quatro mulheres que fazem parte do nosso time

A luta pela equidade de gênero na sociedade tem apresentado muitas conquistas ao longo dos anos. Se, no mundo as mulheres cada vez mais ocupam cargos de liderança e atuam em áreas tanto operacionais como científicas, por aqui não é diferente! O Grupo Maringá segue comprometido em promover a diversidade e a inclusão (D&I) em todos os níveis e setores, investindo no fortalecimento de uma cultura que valorize a pluralidade, reconhecendo sua importância tanto para os negócios quanto para o bem-estar. Por isso, lançamos internamente a campanha "Talento não tem Gênero, tem Competência!", para marcar a celebração do Dia Internacional da Mulher.
Conduzimos algumas conversas com as seguintes colaboradoras: Edna Sidele da Silva de Melo, motorista de veículo pesado e Larissa Ferreira Martins, porteira I, ambas da Maringá Ferro-Liga, Emanuelle Cristina Borba, auxiliar de armazém e estoque e Ruth dos Santos Lima, noteira, ambas da Usina Jacarezinho.
Ruth contou sua trajetória na Usina, passando de bituqueira a noteira e terminou encorajando os homens a incentivarem suas esposas a também exercerem essa profissão de noteira e a abraçarem a causa de equidade no trabalho. Já Emanuelle, comentou que foi muito bem recebida pelos homens de seu setor na Usina. "Sempre tive meu espaço, sempre me respeitaram muito", reforça.
Na Maringá Ferro-Liga, Larissa além de contar sua história profissional, motivou as mulheres a seguirem seus ideais. "Quando você tem um sonho que você almeja alcançar, não existe obstáculo, não existem pessoas que possam falar pra você que é impossível e que você não vai conseguir". Já a Edna, que atua como motorista de veículo pesado, contou que ao fazer o processo de habilitação para dirigir, temia não haver espaço nessa área para uma mulher, contudo seguiu em frente. "Eu entrei como uma terceirizada e o Grupo me viu, né! Viu que eu tinha capacidade, como qualquer outro homem, mostrei o meu serviço, meu trabalho, minha dedicação", conta.
Em 2024 registramos no Grupo Maringá um percentual de 14,43% na participação feminina no quadro geral das empresas do grupo, e grande parte do aumento do efetivo feminino foi notado em cargos operacionais. “Encorajamos todas as mulheres a se candidatarem para ocupar os cargos disponíveis, independentemente da função ou área”, convoca Rogério Braga, Gerente Corporativo Recursos Humanos no Grupo Maringá. Afinal, talento não tem gênero, tem competência!
Commenti